História


Também conhecida como Nordestão, Campeonato do Nordeste e Lampions League, é uma competição de futebol disputada entre equipes da Região Nordeste do Brasil.
Considerado um dos campeonatos regionais mais importantes do país, o "Nordestão" foi uma competição intermitente no calendário do futebol brasileiro em seus primeiros anos. Organizada oficialmente pela primeira vez em 1994, o torneio foi disputado continuamente entre 1997 e 2003, época em que passou a ser organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Teve quase todas suas edições canceladas entre 2004 e 2012, com exceção da edição de 2010. Retornou novamente ao calendário do futebol brasileiro em 2013.
Entre as edições de 1997 e 1999, o campeão garantiu também uma vaga na Copa Conmebol, mas a partir das edições de 2000 até 2013 o campeão não garantiu vaga porque a Copa Conmebol foi extinta.
Das 14 edições realizadas, houve sete clubes campeões. O Vitória é o maior vencedor do "Nordestão", com quatro títulos, seguido do Sport e do Bahia, com três conquistas, e de América de Natal,Campinense, Ceará e Santa Cruz, com uma conquista cada.
Entre as edições de 2014 e 2016, o campeão garantiu também uma vaga na Copa Sul-Americana. A partir da edição de 2015, o campeão passou a garantir uma vaga no torneio amistoso Troféu Asa Branca,instituída pela emissora que detém os direitos de transmissão, a Esporte Interativo (EI), que passou a se chama Taça Asa Branca um torneio amistoso, A partir da edição de 2017, o campeão garante vaga direta às oitavas de final da Copa do Brasil do ano seguinte.
Campeões da Copa do Nordeste (Nordestão)


Taça Governador Geraldo Bulhões

Após a edição do Torneio José Américo de Almeida Filho de 1976, somente no ano de 1994, foi novamente realizado um certame envolvendo os times do Nordeste, agora com um novo formato. Sob o nome de Taça Governador Geraldo Bulhões, à época governador do estado de Alagoas, a competição rapidamente se popularizou como "Copa do Nordeste". A organização foi da FAF, e o torneio foi inteiramente disputado no estado alagoano. A final aconteceu na capital, Maceió, no Estádio Rei Pelé, entre Sport e CRB. Após um empate em 0 a 0 no tempo normal, o time pernambucano foi campeão pelo placar de 3 a 2 na disputa de pênaltis. Este torneio é reconhecido oficialmente pela CBF como a primeira edição do "Nordestão".

 

Regional de maior sucesso do país

Em 2001, uma nova fórmula para o certame foi designada, passando agora a ser disputado por 16 equipes no sistema de pontos corridos, com os quatro melhores pontuadores ao fim dos confrontos avançando às semifinais. Tal mudança gerou grande investimento no campeonato, e chegou a ser a competição com melhor média de público do país na época. Nas duas edições em que foi disputada por pontos corridos, assim como em 2000, os primeiros colocados ganhavam vagas na Copa dos Campeões.
Náutico, Bahia, Fortaleza e Sport avançaram à segunda fase, disputada em apenas um jogo eliminatório. O Bahia bateu o terceiro colocado Fortaleza e fez a segunda final seguida. Dessa vez enfrentando o Sport, o tricolor baiano se sagrou campeão ao vencer a equipe pernambucana por 3 a 1.
Em 2002, o Vitória chegou à final contra o Bahia, a terceira vez em que o clássico Ba-Vi decidiu o maior torneio nordestino. O rubro-negro acabou não conseguindo reverter a vantagem que o tricolor impôs no jogo de ida, 3 a 1, e a partida de volta ficou apenas num empate em 2 a 2, dando ao Bahia o segundo título consecutivo.

 

Cancelamento e retorno

Depois de uma última edição sem diversos dos principais clubes da região (boicote da CBF), que teve como campeão o Vitória, pela terceira vez, em cima do Fluminense de Feira, o torneio foi cancelado em 2004 pela CBF por falta de datas no calendário anual, apesar do notável crescimento e da importância que ganhava no cenário nacional, embora o contrato acertado com os clubes garantisse mais algumas edições. Vários desses clubes processaram a entidade máxima do futebol brasileiro e ganharam a causa. Um acordo foi feito no início de 2010 para a volta do campeonato, com a condição da extinção deste processo. Esse acordo foi aceito e, assim, a Copa voltou no dia 9 de junho de 2010.
Após mais dois anos sem a disputa do torneio, no dia 13 de setembro de 2012 a CBF oficializou o retorno da competição para o ano seguinte, com esta passando a ser disputada entre os meses de janeiro e março. A partir de 2014, o torneio passará ao seu campeão uma vaga na Copa Sul-americana do mesmo ano, porem a partir de 2017 a vaga que era para o torneio sul americano, passou para as oitavas de finais da Copa do Brasil.
Em 2015, clubes dos estados do Maranhão e do Piauí foram incluídos na competição da Copa do Nordeste. O motivo da não participação de ambos é devido à CBF incluí-los em competições com times da Região Norte do Brasil.
Fonte (wikipedia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário